Saúde emocional e aceitação de si: Uma combinação necessária!

Por Camila Helena

Por Camila Helena 27/04/2021 - 11:18 hs

O que é ter saúde pra você?

Imagino que cada um (a) de nós tem uma ideia a respeito deste tema, mas se considerarmos a definição da OMS, podemos entender que saúde é o estado de bem estar físico, emocional, mental e social e não meramente a ausência de doença.

Nesta perspectiva, podemos perceber que o conceito saúde é amplo, e busca integrar a pessoa em sua totalidade e inteireza.

Seguindo este raciocínio é que busco debater o que de fato vem a ser saúde emocional, uma vez que ela é parte preponderante do todo apresentado como saúde e é fundamental na aquisição de uma boa qualidade de vida.

O termo saúde emocional é compreendido por grande parte dos teóricos, como um estado de bem estar, no qual cada pessoa desenvolve seu potencial, lida com as situações de dificuldades e tensão inerentes a vida, sendo capaz de trabalhar de forma produtiva e de contribuir com a comunidade em que está inserida.


Acredito que este "bem estar" exposto acima , não tem a ver com sentir-se constantemente em estado de paz  (até porque isso é praticamente impossível), mas saber lidar com aqueles sentimentos que chegam "sem convite", e que muitas vezes não escolhemos sentir, como por exemplo: a ansiedade, a tristeza, a raiva, o ciúme, o medo, a angústia etc, e compreender que apesar dele não ser a "companhia" desejada, ele precisa ser acolhido e considerado, procurando descobrir o que ele tem para ensinar.

E posso garantir que estes sentimentos ensinam demais.... Pude observar isso, tanto na minha própria vida, como na vida das pessoas que tive a oportunidade de acompanhar como psicóloga...

Portanto, vivenciar com inteireza os sentimentos, aceitando que nem sempre somos como queremos, ou sentimos como gostaríamos, é um aprendizado difícil, mas muito valioso e faz parte da manutenção da nossa saúde emocional. Isso não significa que não podemos mudar aqueles aspectos que nos incomodam , afinal, a psicoterapia está aí pra isso, não é mesmo? Mas é importante lembrar, que o primeiro passo para a transformação é a aceitação!

E você, tem conseguido acolher estes sentimentos? Reflita, e se possível escreva aqui nos comentários! Se achar que este texto possa ser útil para algum amigo, aproveita e compartilha também.


Beijos e até a próxima,